Gerenciando a Expectativa do cliente para termos mais sucesso

Stakeholders ou Partes Interessadas, é como definimos todos os envolvidos em um projeto. Isso inclui os membros da equipe, fornecedores, usuários, e o CLIENTE. Um gerente de projetos bem sucedido é aquele que consegue ENVOLVER os Stakeholders no projeto, estabelecer um canal de comunicação efetivo e principalmente, manter as ansiedades e expectativas do cliente atendidas.


“Gerente de projetos que se comunica melhor e trabalha mais a expectativa do cliente, tem mais destaque no mercado de trabalho pois acaba passando mais confiança e controle durante o projeto. ”


O Instituto de Gestão de Projetos Internacional (PMI – www.pmi.org) possui alguns processos especiais para lidarmos com as expectativas dos Stakeholders. 


Entre as ações principais, podemos citar:


1 – Identificar todos os envolvidos no projeto e classificar a importância e interesse de cada um no projeto e na empresa.


2 – Criar um plano de comunicações baseado nos Stakeholders e sua importância no projeto. (Ex: Com o cliente, faremos reuniões presenciais, apresentações e vídeo conferencias. E para um grupo menos importante, a comunicação pode ser realizada por email).


“A reunião de Status do Projeto é a oportunidade que o Gerente de Projetos tem para apresentar sua forma de gerenciar e suas técnicas para controle do trabalho. “


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