Superação da Resistência a Mudanças em Projetos

Todos nós sabemos o quanto é difícil controlar e gerenciar mudanças durante a execução de um projeto. 
Sejam estas mudanças necessárias devido aos diferentes caminhos que o projeto está tomando, ou principalmente mudanças solicitadas pelo PATROCINADOR ou Cliente do Projeto. Em ambos os casos, devemos procurar a Superação da Resistência a Mudança e Implantar um Controle Integrado para gerenciar tais pedidos.

O gerente que trabalha de acordo com as boas práticas do PMI (Project Management Institute - www.pmi.org) sabe o quanto é trabalhoso CRIAR e MANTER atualizada toda documentação do projeto. O gerente também sabe, dos RISCOS, CUSTOS, e PRAZOS que serão afetados pelas mudanças solicitadas, e por isso de alguma forma cria-se uma RESISTÊNCIA as MUDANÇAS. Seja essa resistência demonstrada através de ameaças nos resultados previamente combinados, através da burocratização (pedindo ao cliente dezenas de formulários e e-mails para solicitar uma mudança), ou até mesmo NEGANDO o pedido de mudança.  Você vai NEGAR um pedido de seu CLIENTE?

"O Cliente tem Sempre Razão"

Então o que devemos fazer? Faz parte do trabalho do Gerente de Projetos, CONTROLAR as Solicitações de Mudanças que ocorrem durante o projeto. O gerente deve registrar por ESCRITO todas as solicitações apresentar a um COMITÊ previamente organizado para a aprovação dos tais pedidos. Se a mudança for aprovada serão geradas ações de Replanejamento e Execução, caso o pedido seja negado, ele deverá ser arquivado para os próximos projetos. (Documentação Histórica)

Registrar a Mudança --> Discutir sua aprovação e Impactos --> Realizar Mudança ou Arquivar Pedido

IMPORTANTE: Em nenhum momento estamos dizendo que devemos acatar as solicitações do cliente e mantermos o mesmo Prazo, Custo ou Qualidade previamente definidos no planejamento, mas é importante sermos RECEPTIVOS quanto as solicitações e então calcularmos os devidos IMPACTOS.

É possível até mesmo, cobrar tarifas extras para CALCULAR o impacto de cada mudança, antes mesmo de executá-las. O que não podemos fazer é deixar o cliente insatisfeito com o produto que ele está comprando!

Conclusão: Devemos procurar atender o Patrocinador/ Cliente da melhor forma possível, registrando e controlando seus pedidos e expectativas do projeto. Ao invés de criarmos barreiras a cada pedido de alteração, devemos Superar esta Resistência a Mudanças e administrar os impactos junto ao cliente e opinião especializada.

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